Monitoramento em tempo real orienta medidas de gestão hídrica diante da redução dos níveis dos mananciais paulistas (foto da Represa Billings)
Já está em andamento a interligação Billings – Alto Tietê, que permitirá a captação de até 4 mil litros por segundo de água bruta no braço Rio Pequeno da represa Billings, em São Bernardo do Campo, com bombeamento para a represa Taiaçupeba, em Suzano, que faz parte do Sistema Alto Tietê. A interligação vai reforçar o abastecimento de toda a Grande São Paulo ao oferecer mais água para o Sistema Integrado Metropolitano, beneficiando cerca de 22 milhões de pessoas. O investimento é de R$ 1,4 bilhão.
Cada gota conta: ações práticas de economia
Em São Paulo a disponibilidade hídrica é de 143 m3 por habitante, 10 vezes menos que o preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A escassez hídrica, portanto, não pode e não será encarada como um desafio ocasional. Atuamos de forma integrada, com planejamento de longo prazo e medidas de enfrentamento permanentes, mas todo esse esforço só alcançará o êxito esperado se houver a colaboração e uma mudança de cultura da população, que precisa incorporar no cotidiano medidas de economia de água”, reforça a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
A colaboração da população é essencial para atravessar o período de estiagem com segurança no abastecimento e, por isso, o Governo de São Paulo tem feito constantes campanhas de conscientização. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem resultar em economias significativas e fazer a diferença quando somadas aos esforços de milhões de pessoas.
No banheiro, reduzir o tempo de banho de 15 para 5 minutos representa uma economia de até 150 litros por pessoa em cada banho.
Para uma família de três pessoas, essa simples atitude pode poupar 13.500 litros mensais. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes economiza de 12 a 20 litros por escovação. São gestos simples, mas com impacto real quando praticado diariamente.
Na cozinha, ensaboar toda a louça de uma só vez e enxaguar tudo junto, mantendo a torneira fechada durante a lavagem, pode economizar até 80 litros de água em cada refeição.
Utilizar máquinas de lavar louça também é eficiente, desde que sejam utilizadas com carga completa e no programa adequado, podendo economizar cerca de 100 litros por ciclo em comparação com a lavagem manual com torneira aberta.
Para a limpeza externa, usar vassoura ao invés de mangueira para limpar quintais e calçadas poupa mais de 500 litros a cada 30 minutos. Essa água economizada poderia encher uma caixa d'água residencial.
Fonte :- https://ultimosegundo.ig.com.br/2026-02-13/governo-de-sp-investe-em-gestao-e-obras-contra-seca-recorde.html